DEPUTADO GILBERTO PALMARES

O deputado estadual Gilberto Palmares foi eleito em 2002 e reeleito três vezes. Na última eleição ficou como primeiro suplente e em janeiro de 2017 voltou para a Alerj para ocupar a cadeira de deputado estadual nos próximos dois anos.

Durante estes anos, Palmares criou mais de 100 leis que buscam ajudar a população. As principais bandeiras de luta são: transporte público decente, o combate às discriminações, a segurança do cidadão e defesa do consumidor.

Entre as leis aprovadas, destaque para a lei que obriga a instalação de câmeras de vídeo nas viaturas policiais e a lei que estabelece a devolução do IPVA já pago em caso de roubo, furto ou perda total do veículo por motivo de acidente.

Palmares também tem um trabalho importante no combate ao racismo. É autor da lei6483/2013, que pune com multa e até cassação da licença pessoas físicase jurídicas que praticarem atos de discriminação racial.

Na área do transporte, Palmares foi presidente da CPI das Barcas, aprovou a emenda que garante aos moradores de Paquetá e Ilha Grande duas passagens gratuitas por dia. Para o metrô, aprovou a Lei 5485/2009 que o obriga a implantar elevadores e equipamentos necessários para garantir a acessibilidade de grávidas, idosos e portadores de deficiência.

“Sempre trabalho em parceria direta com os movimentos sociais, ouvindo os principais interessados porque acredito que as melhores propostas são fruto da participação, da mobilização, do debate”, explicou Palmares.

Palmares foi funcionário da Embratel por 29 anos e três vezes presidente do Sinttel-Rio (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações).